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Arquitetos: YUARCHITECTS
- Área: 35000 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:YUARCHITECTS, Bizheng Luo
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Fabricantes: Foshan Lighting, Jin Aluminum, Nippon Paint

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária de Shekou foi estabelecida em 1945, oferecendo educação básica para os filhos de pescadores na época. A Escola Secundária de Shekou, como sua contrapartida, foi fundada adjacente em 1970, separada por uma mera parede da Escola Primária por décadas. Em 2003, as duas instituições se fundiram sob o nome de Escola de Shekou. No final de 2022, a inclusão da Escola de Shekou no programa “Renovação de Cem Escolas” da cidade de Shenzhen abriu caminho para a realização deste projeto de reforma.

Condições Atuais & Estratégias. Décadas de renovações fragmentadas resultaram em relações espaciais ambíguas entre os edifícios e seu espaço externo circundante. Como o tempo total de construção está restrito a 2 períodos de férias de verão, a questão central da renovação foca principalmente em dois aspectos: resolver necessidades funcionais essenciais e redefinir uma relação mais apropriada entre os edifícios e os espaços externos. Enquanto isso, cada novo gesto foi concebido não como uma anulação da existência, mas como um diálogo com a textura do local, permitindo que o antigo e o novo coexistam, criando uma nova identidade para o campus.



Primeiro Pátio "Hall": Fluxo & Convivência. A Escola de Shekou está situada no ponto alto do distrito. O primeiro espaço aberto após entrar pelo portão sul é uma área externa irregular que carece de contenção espacial básica. Esta zona de transição abriga três partes fragmentadas: uma área de refeições provisória na extremidade oeste, um portão simples da escola no lado sul e um terreno triangular abandonado na extremidade leste. Ao lado desse terreno triangular localizavam-se a cozinha existente e a entrada de serviços, ambas distantes da área de refeições, o que gerava um desafio funcional significativo.


Este espaço irregular após entrar pelo portão sul pode ser interpretado como um "hall" superdimensionado; a estratégia central é criar uma hierarquia espacial reorganizando o fluxo de pedestres. Concebemos um sistema de caminhos cobertos seguindo os contornos serpenteantes do "hall", integrando três partes como um todo: o espaço de refeições expandido no lado oeste, o novo portão no lado sul e o novo espaço de refeições no terreno triangular no lado leste. O caminho coberto contínuo estabelece uma interface simbiótica com as árvores ao longo da borda do campus, trazendo uma sensação de proteção ao hall.




Após a renovação, o novo portão da escola emergiu do terreno original, enfatizando a solidez do volume. A dualidade da interface do portão permite diferentes gestos: do lado urbano como uma "caverna" de grande vão, enquanto do lado do campus como uma fachada com pilares. As posições dos pilares se alinham com a malha da pavimentação de pedra original da praça, e a "ausência" da base dos pilares de 6 cm de altura articula um diálogo entre o antigo e o novo, trazendo uma qualidade escultural ao novo portão.



O caminho coberto se transforma em várias plataformas de refeitório seguindo a inclinação natural no terreno triangular, formulando diferentes pátios com escalas apropriadas, criando um ambiente confortável. As contornos angulares dessas plataformas se adaptam precisamente à geometria triangular do local e às árvores existentes, ao mesmo tempo inspirando uma geometria dinâmica de aço em forma de guarda-chuva.


Dentro do compacto terreno triangular, a cor verde da plataforma permite uma relação íntima com as árvores existentes e o painel de alumínio com textura vertical também responde à sutil escala da paisagem, criando uma atmosfera espacial distinta e formulando uma interface mais positiva para a rua.



Segundo Pátio "Átrio": Volume e Superfície. O segundo pátio, cercado por vários edifícios, é uma praça regular onde as atividades dos alunos estão relativamente concentradas, como um grande átrio. Melhoramos a qualidade deste espaço externo principalmente lidando com a interface vertical negativa inicial: completamos o volume fragmentado e transformamos a fachada, conferindo ao edifício um gesto relativamente aberto em direção ao playground público. Enquanto isso, a parede cortina central que antes se projetava foi removida e revertida como uma "plataforma de performances" semiexterior, criando uma dinâmica de visualização íntima com as atividades enérgicas das crianças.



Terceiro Pátio "Sala de Estar": Ressonância com a Paisagem. O terceiro pátio da escola de Shekou é o espaço mais público — o campo esportivo. Ele funciona como uma sala de estar externa reunindo toda a comunidade escolar. Em vez de uma clara distinção entre edifícios e paisagem, concebemos edifícios e árvores existentes como uma interface sinfônica. A fachada norte do Edifício de Artes atua como um ponto visual da "sala de estar externa" ao longo de seu eixo. Após completar o volume, a fachada da galeria branca formula uma face formal em direção ao espaço aberto externo e age simultaneamente como um pano de fundo tranquilo aninhado entre as árvores.
Para os agrupamentos de edifícios a oeste, aninhados sob as copas das árvores, implementamos um sistema de grelha de aço verde-floresta em suas fachadas e telhados, cobrindo as unidades de ar-condicionado na fachada e definindo uma camada em forma de arco no topo do edifício, abrigando uma plataforma pública. As telas de aço porosas criam um véu dinâmico que filtra a luz solar em padrões de sombra e luminosidade em constante mudança como um diálogo orgânico que ressoa com a paisagem circundante. No jardim entre o agrupamento de volumes, uma pequena ponte ecoa uma linguagem arquitetônica análoga, formando uma interação tridimensional, criando uma experiência espacial imersiva.






















































